O Colégio Empyrius está em franca evolução cultural com o “Projeto Biodiversidade” que envolve todos os alunos da escola, no intuito de fazer construir o conhecimento, marco da sistematização do Pueri Domus nas Escolas Associadas. O trabalho é o resultado de uma fonte de pesquisa desenvolvida no planejamento Anual, quando do período de Recesso em janeiro, ocasião em que toda a equipe do Colégio se reúne para discutir os aspectos sociais de relevância e definir o que será desenvolvido no decorrer do ano Letivo.
A cada projeto são pensadas as maneiras pelas quais o conhecimento é construído e como deve ser aplicado, para que os alunos apreendam o máximo possível sobre cada conteúdo. O tema da Unesco neste ano de 2010 para a Educação é Biodiversidade e como envolve todas as ações humanas, pertinentes ao desenvolvimento social de todas as nações, o Colégio decidiu inteirar as multidisciplinas previstas em nossa Matriz Curricular e interdisciplinar a aprendizagem do aluno sobre um tema tão relevante e que permite a máxima da educação contemporânea: a transdisciplinaridade.
Durante todo o bimestre, professores, alunos, direção, coordenação e equipe de apoio desenvolvem uma integração focada no projeto e, com isso, a sociabilização -, base da educação sócio-construtivista, na formação humana e intelectual do aluno -, permite o entendimento do que é trabalhar em equipe, desenvolver um plano, desde uma base discutida na pauta de reunião para o projeto, passando pela formação de cada célula da idéia e inserindo cada uma delas no todo, com a culminância da exposição dos trabalhos no dia 24/09.
A educação contemporânea conduz o aluno ao manifesto da idéia desenvolvida a partir da execução de atividades como essa e interage com os conteúdos disciplinares para que cada um saiba como, quando e onde irá aplicar a aprendizagem escolar. A intenção é a formação de um cidadão crítico, com ponto de vista definido e com argumentação para a vida acadêmica, social e interativa no moderno mercado de trabalho que fala uma linguagem versátil e numa velocidade proporcionada pela tecnologia.
A construção do projeto para este bimestre envolve a criação de cada indivíduo, proporcionando a cada um a noção de quantificação na apresentação, mas, antes de tudo, na qualificação e valorização do cognocente da cada um. Esse trabalho é de responsabilidade social, atingindo de forma direta o aluno, para que seja ele um aprendiz de cidadania e consciência global do que é o mundo e; tendo como certeza de que produzir conceitos e construir conhecimento é a base de uma geração futura lúcida, sabendo da importância de se preocupar com o todo, mas, preocupar-se com cada uma das células que envolvem a sociedade de todo o planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário