segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Respeitando e cumprindo o que entende ser papel da Escola, o Colégio Empyrius proporciona ao aluno meios para desenvolver habilidades que permitem a construção de novos saberes superando, assim, a condição de mero receptador encontrada na escola tradicional. O Colégio busca o saber ser, o saber fazer, o saber viver com os outros e o aprender a aprender. Dessa forma, contrapõe-se à exclusividade do saber reproduzir e avança do domínio da instrução para o domínio da educação. Nosso foco é, declaradamente, a aprendizagem!
Nossa concepção de aprendizagem está baseada em referenciais socioconstrutivistas, que norteiam o Projeto Pedagógico da Instituição e sua ação educativa.
Vale ressaltar e destacar os aspectos que orientam nossas escolhas didáticas e pedagógicas e que estão accessíveis graças ao avanço no domínio da psicologia genética e da neurociência:
- a aquisição de conhecimento entendida como uma construção a ser realizada pelo aluno, e não como uma transmissão externa, como é vista na escola tradicional;
- a necessidade de confrontar a experiência prévia do aluno com os conteúdos apresentados na Escola.
- o entendimento de que a aprendizagem ocorre nas interações cognitivas, sociais e afetivas.
Sabemos, assim, que a aprendizagem será significativa para o aluno à medida que os conteúdos acadêmicos trabalhados estiverem relacionados às suas práticas sociais. Salientamos que é impossível aprender sem informação e, nessa perspectiva, o Professor tem o papel de mediador entre o aluno e os objetos de estudo.
Reafirmamos que cabe à Escola (respeitando as características das diferentes faixas etárias que contempla) possibilitar que o aluno desenvolva habilidades diversas no sentido de “aprender a aprender”, aproprie-se de conteúdos e conceitos acadêmicos importantes para sua formação e se desenvolva nas dimensões biológica, psicológica e social, pautada nos valores de nossa Instituição.
Entendendo o acesso ao conhecimento escolarizado como um processo dinâmico de ensino – aprendizagem, cabe ao aluno o exercício do comprometimento, da responsabilidade e da curiosidade para envolver-se na esfera do conhecimento, exercitando a postura de estudante, que pressupõe atitude crítica, reflexiva e investigativa frente às novas descobertas e desafios.

Nenhum comentário: