Desafios do século XXI
O final do século XX trouxe a revolução do conhecimento e da tecnologia e, com ela, novas exigências pessoais e profissionais. Estamos vivendo em um mundo jamais visto antes, que valoriza as competências e qualidades pessoais e não apenas a quantidade de informação.Pensando nisso, a Divisão Educacional do Grupo LEGO® desenvolveu um ambiente de aprendizagem inovador, a fim de preparar os alunos para essas novas exigências.
O trabalhador do século XXI
O mundo de hoje necessita mais de pessoas criativas, autônomas e flexíveis do que de especialistas super informados. Analisando profundamente as mudanças decorrentes da globalização, bem como os avanços tecnológicos que ela produz nas profissões, a UNESCO referendou as principais características do trabalhador do século XXI.
Um novo Século, uma nova Educação
Os Quatro Pilares da Educação, Relatório Jacques Delors, UNESCO
Os Quatro Pilares da Educação para este novo século, pesquisados pela UNESCO, nos levam a uma reflexão sobre a necessidade de trabalharmos valores e competências no aluno, para que ele aprenda durante toda a vida e não somente na escola. Veja o resumo de cada um:
Aprender a ser
É a busca do desenvolvimento integral da pessoa (auto-estima, autodeterminação, auto-realização e sensibilidade pessoal), da espiritualidade, do pensamento crítico e da imaginação criadora.
Aprender a conviver
Envolve a descoberta e o encontro do outro, com a devida compreensão e respeito a seus valores, à sua cultura, desenvolvendo a percepção da interdependência, da não-violência, da capacidade de administrar conflitos e da valorização do próximo.
Aprender a aprender
É o despertar do prazer de conhecer, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento, de ter curiosidade. É condição para ser desenvolvida sempre, ao longo de toda a vida, a fim de compreender o mundo, a sociedade e o movimento das idéias.
Aprender a fazer
É o desenvolvimento de competências e habilidades que levem à aplicação da tecnologia na vida moderna, sem esquecer de atentar para as relações interpessoais, para o trabalho em equipe, levando ao desenvolvimento das novas lógicas e da criatividade.
Metodologia LEGO® ZOOM
A Metodologia LEGO® ZOOM possibilita o desenvolvimento da criatividade, das relações entre as pessoas, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, permitindo ao professor praticar ações que desenvolvam nos alunos motivação, memória, linguagem, atenção, percepção, emoção,... Essa metodologia inovadora contempla quatro fases: Contextualizar, Construir, Analisar e Continuar.
Contextualizar
Na fase Contextualizar, estabelece-se uma conexão dos conhecimentos prévios, que o aluno possui, com os novos e insere-se uma atividade prática, podendo ser uma situação-problema relacionada com o mundo real.
Construir
Na fase Construir, os alunos farão montagens relacionadas com a situação-problema proposta pela contextualização, ocorrendo nesse momento uma constante interação mente/mãos. O processo de construção física de modelos proporcionará um ambiente de aprendizagem fértil para o processo de mediação a ser realizado pelo professor, que negociará conflitos, ouvirá diferentes idéias e opiniões dos grupos para os mesmos problemas propostos e orientará quanto ao uso racional e efetivo da tecnologia.
Continuar
Na fase Continuar, os alunos exercem o desejo natural que todo ser humano tem de aprender e conhecer coisas. É proposto um novo desafio, estreitamente relacionado com o tema, estimulando os alunos a entrar em uma espiral de aprendizagem, na qual – a cada nível superior – valorizam-se os conhecimentos prévios, equilibrando assim a relação habilidades/desafios.
Analisar
Na fase Analisar, os alunos pensam sobre como as coisas funcionam, experimentando, observando, analisando, corrigindo possíveis erros e validando, assim, o projeto.
Trabalho em equipe
O projeto é aplicado por meio do trabalho em equipe, no qual cada componente tem uma função:
ORGANIZADOR é o responsável pela maleta de tecnologia. Ele coordena a contagem das peças no início e fim do trabalho e registra o trabalho em relatórios, com informações do projeto.
CONSTRUTOR é o responsável pela coordenação das montagens e pela organização de seus companheiros, para que eles participem.
RELATOR faz o relatório da equipe sobre a experimentação das montagens, desenha o projeto e registra tudo o que acontece.
APRESENTADOR apresenta para a classe a montagem pronta, como funciona, para que serve e a opinião da equipe.
As funções são trocadas a cada atividade, com a finalidade de que cada integrante da equipe experimente todas elas.
Processo de avaliação
Em cada uma das atividades propostas pela LEGO® ZOOM busca-se desenvolver competências nos alunos. Portanto, o processo de avaliação é contínuo, considerando as fases de desenvolvimento da atividade e o trabalho em equipe para se chegar a um resultado, e não apenas o resultado que o professor tem em mente. Os temas LEGO® ZOOM foram desenvolvidos com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.